O PRESIDENTE DA VALE, Fabio Schvartsman, disse não saber quem é o responsável pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A declaração foi ao ar no Jornal Nacional deste sábado (26).
“Desculpas para sociedade, desculpa para vocês, desculpa para todo mundo pelo que aconteceu. Não sei quem é responsável, mas que a gente faz o nosso papel vocês podem ter certeza que a gente fará”.
Schvartsman é presidente da Vale desde abril de 2017. Antes de chegar à mineradora, foi diretor-geral da Klabin (empresa de celulose) e trabalhou em várias empresas do Grupo Ultra (que inclui os postos Ipiranga).
Em outubro de 2018 Schvartsman disse trabalhar pela reativação da Samarco. Adquirida pela Vale e pela australiana BHP Biliton, era da Samarco a barragem de Fundão, que se rompeu em novembro de 2015, matando 19 pessoas e causando o que era até então o maior desastre ambiental da história do Brasil.
Uma das principais prioridades do presidente da Vale tem sido pagar mais dividendos. Foi o que declarou ao Financial Times, em outubro de 2018, e ao Estadão dois meses antes: “o foco principal agora é tratar bem o mercado financeiro, remunerando melhor os acionistas”.