O JANTAR realizado neste domingo (17) anunciado pelo presidente Bolsonaro como sendo ‘na embaixada do Brasil nos EUA’ não foi na embaixada, e sim na residência oficial do embaixador em Washington. Os prédios são bem próximos, mas arquitetonica e funcionalmente muito diferentes.
Grosso modo, a embaixada e a residência podem ser comparados aos Palácios do Planalto e da Alvorada. A embaixada é onde os diplomatas e demais funcionários trabalham em horário comercial (geralmente!). Já na residência dormem o embaixador e sua família, e ocorrem, de vez em quando, reuniões de trabalho, recepções, coquetéis e jantares como o deste domingo.
Nem de desatualizado ao estilo José Serra (“mudou?”) Bolsonaro pode ser acusado. O prédio que hoje é a residência de fato já foi a embaixada do Brasil, mas o novo endereço foi inaugurado em 1º de outubro de 1971, como consta no site do Itamaraty.
Mas não foi só o presida que errou. O ministro das Relações Exteriores, ‘Arnesto’ Araújo, também escreveu estar “na Embaixada do Brasil em Washington”. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou “Grande noite hoje na embaixada do Brasil nos EUA!”. Cabe ao segundo fiscalizar o trabalho do primeiro…
Para mais uma vez ensinar ao Presidente com vídeos do próprio governo, fica este publicado pela nossa missão em D.C. em 2011, com um tour virtual da residência (não da embaixada):