No Foro de São Paulo, Evo Morales lembrou-se de reunião em 1991 com Fidel

Evo Morales lembrou da necessidade de "formar pensamento e força" entre os jovens. Foto: Portal Alba.

NO 24º ENCONTRO do Foro de São Paulo, realizado nesta semana em Havana, Evo Morales, presidente da Bolívia desde 2006, contou aos presentes sobre um encontro com Fidel Castro em 1991. Foi na 2ª edição do evento, realizada no mesmo salão em Cuba. A notícia está no Portal Alba.

Morales disse que sentiu “enorme alegria” ao ver o ditador cubano, e, dirigindo-se aos jovens presentes ao encontro, acrescentou: dez anos depois eu estava sentado junto a Fidel.

Contou que Fidel “falou por sete horas”, e ao terminar, à meia-noite, convidou Morales para jantar. Ficaram conversando até às cinco da manhã. Morales perguntou a Fidel sobre como fazer uma revolução. “Onde se compram as armas, as balas…? E Fidel só me falava de saúde e educação, e me disse: ‘Evo, as revoluções não se fazem com armas e balas, deve-se fazer o que está fazendo Hugo Chávez, com o povo se fazem as revoluções'”.

Evo Morales apelou então à força da juventude, e falou da necessidade de “formar pensamento e força” entre os jovens para dar continuidade à “luta dos povos”. E sugeriu que as reuniões do Foro deveriam ser feitas a cada três meses em vez de anualmente.

O Foro de São Paulo anunciou que a próxima edição do encontro será na Venezuela.

 

 

Para o Início