A MINISTRA DA MULHER, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, publicou um vídeo na noite desta sexta-feira (22) que ela chama de “o primeiro episódio do programa Minuto Direitos Humanos”. A decisão se segue a um novo hábito do Presidente, de fazer lives nas redes todas as quintas.
Por volta dos 15 segundos do vídeo, a ministra diz “e o governo Bolsonaro deu o primeiro passo…”. Naturalmente, a legenda do vídeo também diz “governo Bolsonaro”.
O artigo 37 da Constituição proíbe o uso de termos desse tipo em comunicações oficiais. A Agência foi o primeiro veículo a noticiar, em 7 de janeiro, o uso do termo “Governo Bolsonaro” em um vídeo oficial da NBR, bem como a publicação de uma fotografia de militantes pró-Bolsonaro na homepage do portal do governo federal. O furo teve repercussão em vários veículos de imprensa, como CBN, Estadão Conteúdo e UOL; o governo trocou tudo; e o Presidente assinou um despacho a respeito.
Em tempo: a página do chanceler Ernesto Araújo no Twitter ainda traz a mini-bio “Twitter Oficial do Ministro das Relações Exteriores do Governo Bolsonaro”.