Em uma frase, Putin revela sua maior ambição no conflito com Ucrânia

Reprodução/RT

UMA FRASE DE VLADIMIR Putin no discurso desta segunda-feira (21) revelou sua maior ambição.

“E quem é o maior adversário dos Estados Unidos? Todos sabemos: a Rússia”, disse Putin, pouco antes de anunciar o reconhecimento das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk como repúblicas independentes.

Há tempos a China substituiu a Rússia na esfera pública americana como maior adversária dos Estados Unidos, inclusive nos debates eleitorais.

Putin fez um discurso obviamente voltado para o público interno, cheio de mentiras nas quais ninguém razoavelmente informado pode acreditar, como a insinuação de que a Ucrânia tem algum plano para obter armas nucleares.

A Rússia fala do ponto de vista de um bully cuja gangue perdeu vários amigos. Vários ex-membros do Pacto de Varsóvia hoje estão na Otan, a turminha dos Estados Unidos.

Sete países entraram na Otan em 2004, durante o governo Bush. No comecinho do governo Obama, entraram mais dois: Albânia e Croácia.

Putin fez duas invasões importantes: na Geórgia, em 2008, e na Crimeia (na Ucrânia), em 2014. Isso não cortou a expansão da Otan. Pelo contrário: a aliança ganhou dois outros membros, Montenegro (2017) e Macedônia do Norte (2020).

Como um valentão cuja turma se bandeou para outro lado, Putin bufa e tira a camisa para mostrar que ainda levanta muitos quilos no supino.

Para o Início